7 formas de arranjar inspiração quando ela falta

Há momentos em que precisamos de inspiração e não a encontramos. A folha em branco que temos pela frente continua fabulosamente branca, e na nossa cabeça não há ideias novas.

A inspiração ajuda-nos a produzir o que precisamos, quer seja um relatório no trabalho, um documento na faculdade ou até um discurso de aniversário.
Mas o que fazer nas alturas em que nos falta a inspiração?

7 formas de ter inspiração 2
Aqui ficam 7 formas – algumas aparentemente contraditórias – para encontrar inspiração:

1. Ligar o radar.
Por vezes as ideias novas vêm de ligações entre coisas que já existem. Ligar 2 pontos que ninguém tinha ligado antes. Para isso ajuda ter o radar ligado: ler livros, ouvir música, ver coisas novas, viajar, conversar com pessoas diferentes, etc. Estar imerso em muitas ideias, ajuda a fazer novas ligações e a estimular a inspiração.

2. Criar um prazo.
Não interessa se é real ou inventado, mas antes levá-lo sempre a sério. Ter uma data para terminar um trabalho obriga-nos a focar e produzir. Nada como ver o prazo a chegar ao fim para ter inspiração…como se dizia no Calvin&Hobbes: A minha inspiração é o pânico de última hora.

3. Começar a trabalhar.
Às vezes achamos que as coisas aparecem feitas sem trabalharmos nelas. Para resolver um desafio, não há nada como trabalhar nele. Inacreditável, não é?
A inspiração pode vir no duche mas é mais comum que venha à secretária, com o rabinho sentado a trabalhar. Os poetas dizem que o poema está na ponta da caneta. A inspiração só chega se começarmos a trabalhar.

4. Isolar as distracções.
Na altura em que vamos por as mãos à obra, subitamente parece-nos fundamental consultar o email, arrumar a secretária, ouvir uma música ou falar para o lado. Todas as desculpas nos parecem bestiais. O que temos que fazer para nos isolarmos do que nos distrai? Desligar o telemóvel, a internet, o computador? Comprar uns headphones? Ir para uma biblioteca onde não há distracções?

5. Ficar aborrecido de morte.
Quando temos um problema difícil pela frente – quer seja criar uma música, um texto ou uma apresentação – é natural ficarmos aborrecidos. Não apetecer trabalhar nisso. Mas é fundamental resistir ao aborrecimento, porque se aguentarmos o suficiente a inspiração aparece. Ficar sentado, reparar como o nosso corpo reage, os pensamentos que passam pela cabeça, mas permanecer ali. Do outro lado do aborrecimento está a inspiração.

6. Ir correr para o jardim.
Quando estamos demasiado tempo sem inspiração para resolver um desafio, ajuda deixar a secretária de lado, e mexer o corpo. A posição de corcunda à secretária não ajuda. Mais vale esticar as pernas, dar um passeio ou ir correr. O corpo também tem ideias.

7. Partilhar ideias.
Sair da nossa cabeça, e partilhar com outras pessoas as nossas ideias. Por exemplo, escrevendo um post com 7 formas de arranjar inspiração.

Comments

Respostas de 8 a “7 formas de arranjar inspiração quando ela falta”
  1. Muzzy

    Muito obrigado

  2. Muzzy

    Muito obrigado

  3. Excelente texto! Já entrei no seu blog antes, porém essa é a primeira vez que escrevo um comentário.

    Pus teu site nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Abração!

  4. […] dicas destes 5 passos, você provavelmente estará feliz e em perfeito equilíbrio emocional. Daí, ter inspiração e construir uma das melhores franquias do brasil é questão de […]

  5. […] dicas destes 5 passos, você provavelmente estará feliz e em perfeito equilíbrio emocional. Daí, ter inspiração é questão de […]

  6. Adorei as dicas, vou usar. Parabéns pelo trabalho!

  7. Duarte

    Viva o google translate modo voz alta, mais uma vez para ter inspiração…

Comenta aqui